A Ortodoncia (ou Ortodontia) é a área da medicina dentária que detecta, previne e corrige as anomalias da posição dentária que impedem a correcta oclusão, alinhamento e estética dentária.
Tem por objetivo a correcção da função do Sistema Estomatognático e a recuperação da Estética dentária e facial. Pode ser aplicada em crianças, jovens, adultos e em pacientes de idade avançada.
Entre os muitos benefícios de um tratamento ortodôntico/ortopédico facial podemos esperar, além de uma oclusão funcional, uma melhoria da estética dentofacial e um aumento da auto-estima do paciente.
Na grande maioria dos casos, durante o tratamento, verificamos melhoria das queixas de cefaleias, dores musculares do pescoço ou ombros e torcicolos. Ao corrigirmos a posição dentária e óssea restabelecemos a função e equilibramos todo o Sistema Estomatognático. Em crianças de idade escolar, ao diagnosticarmos e corrigirmos anomalias da oclusão assistimos à melhoria das cefaleias.
O uso de aparelhos removíveis ou fixos, deve ser aconselhado somente pelo seu Médico Dentista/Estomatologista, variando a necessidade de caso para caso.
Os tratamentos dentários na área da ortodontia são cada vez mais populares entre os jovens, ao contrário do que acontecia no passado. Actualmente verifica-se um aumento da procura também por parte dos adultos, que cada vez mais se consciencializam das melhorias que a ortodontia atribui à qualidade de vida, quer pelos resultados estéticos, quer pelos resultados funcionais.
Há 2 tipos de aparatologia, a móvel (ou removível) e a fixa.
Aparelho móvel: confeccionado em resina acrílica e fio ortodôntico de aço. Em geral, o tempo de tratamento é de 12 meses, mas vai depender principalmente da colaboração do paciente (não perder, não partir e utilizá-lo como prescrito). Só devem ser retirados da boca para comer.
Aparelho Fixo: com bandas, brackets, arcos e ligaduras. É possível movimentar os dentes nas três dimensões do espaço e o paciente não retira o aparelho pelo que a eficácia é maior.
a) Metálico: com brackets (peças que são presas aos dentes) metálicos, é o aparelho mais utilizado.
b) Porcelana: os brackets em porcelana são mais discretos confundindo-se com os dentes. São habitualmente os escolhido pelos adultos.
À esquerda: aparelho cerâmico; à direita: aparelho metálico.
Em média o tempo de duração do tratamento é de dois anos. No entanto este tempo pode diminuir ou aumentar variando de acordo com o tipo de caso e a colaboração do paciente (boa higienização, assiduidade nas consultas, cuidado na mastigação para não descolar brackets).
Após a utilização do aparelho fixo é necessário usar contenção para assegurar a estabilização dos dentes na nova posição e assim não correr o risco de alteração no resultado atingido.
Algumas maloclusões que podem ser resolvidas com a Ortodoncia:
Apinhamento dentário (dentes que se encavalitam uns aos outros)
Dentes desalinhados
Diastemas (espaços entre os dentes)
Mordida aberta
Mordida profunda (sobremordida)
Mordida cruzada